Você sabê o que é BHA ?

 

BHA, buthylated hydroxyanisole,  é um conservante que tem aparência cerosa e propriedades anti-oxidantes.  Algumas pesquisas apontam que os conservantes BHT e BHA podem causar danos à saúde, podendo ser cancerígeno, se usados constantemente em uma quantidade muito grande, já que ele induz as modificações no DNA, iniciando a mutagênese e gerando DNA cancerígenos. 

 

Além disso, estes conservantes também podem provocar reações alérgicas, sem explicações e ainda provocar problemas renais, aumentar os níveis de colesterol e prejudicar a absorção das vitaminas A e D e também podem causar despigmentação da pele. Em testes com animais, o BHA causou danos ao fígado, câncer de estômago (como papilomas e carcinomas), prejudicou o desenvolvimento do sistema reprodutivo e os níveis dos hormônios da tireóide.  Estes produtos químicos estão ligados a vários problemas de saúde, incluindo a desregulação endócrina e toxicidade ao organismo humano.

 

O BHA é usado como conservante de alimentos e rações, além de cosméticos; está presente nos batons, sombras para os olhos, cosméticos para os cabelos, protetores solares, desodorantes, antitrasnpirantes, perfumes, cremes, medicamentos,  motores a óleo, produtos feitos de borracha, plásticos e também em alimentos como manteiga, bacon, carnes, doces, cervejas, farofas prontas, batatas desidratadas e fast food. 

 

O fato é que estamos expostos `a esses conservantes e não tem como fugir 100%. Até porque eles  podem ser encontrados inclusive em águas já tratadas e que estão disponíveis para nosso consumo. O BHA está tão presente em nosso dia a dia que não percebemos a quantidade consumida e quando notamos provavelmente é por já ter afetado alguma questão de saúde. Mas como evitar o consumo? Como tudo na vida, se consumirmos em quantidade equilibrada tudo bem. Para isso, que tal começarmos a diminuir a ingestão desses conservantes? 

 

Com escolhas conscientes, trocando produtos do dia a dia que são livres desse conservante já fará uma diferença imensa! Já parou para pensar em quantas vezes você aplica o batom durante o dia? E quanta substância ingere ao passar a língua nos lábios? Que tal começar a mudança por esse item?  Aqui temos uma seleção de cores e texturas para você encontrar a melhor opção e para continuar sempre linda por fora e por dentro quando se trata de batom.

 

Além, claro de todos os outros produtos em nossa curadoria, como desodorante, maquiagens, cremes e uma infinidade de produtos que são de alta performance e que vão nutrir seu corpo enquanto cuidam da estética. 

 

Mas a diferença começa na sua escolha de consumo. O poder é seu. Vamos começar?

 

Ah! os conservantes BHT e BHA também podem estar com os seguintes nomes: butylated hydroxyanisole, butylated hydroxytoluene, antioxyne b, antrancine 12, eec n°e320, embanox; nipantiox 1-f, protex, sustane 1-f, tenox BHA, DBPC, advastab 401, agidol, agidol 1, alkofen BP, antioxidant 29, antioxidant 30, antioxidant 4, antioxidant 4K, antioxidant KB e antrancine 8.

 

Beijos,

Xx